sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Resenha: Os homens que não amavam as mulheres - Stieg Larsson

Lançamento: 2012
Autor: Stieg Larsson
Editora: Companhia das letras
Gênero:Literatura estrangeira - Ficção Policial 
Avaliação
Páginas: 522
Onde comprar: Submarino - Americanas - Saraiva

Sinopse:Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na               circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o veelho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou.
Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger. E que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência, morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois.... até um momento presente, desconfortavelmente presente



A Trilogia Millennium é uma série composta de três volumes escritos pelo sueco Stieg Larsson, sendo respectivamente: Os homens que não amavam as mulheres, A menina que brincava com fogo e A rainha do castelo de ar.

No primeiro livro, Mikael Blomkvist é um jornalista renomado que após publicar uma matéria sem muitas provas contra o renomado Hans-Erik Wennerström, é processado e condenado a pagar três meses de prisão. O mesmo trabalha numa revista mensal, Millennium. Decidido a não prejudicar a reputação da revista, ele tira um ano sabático alguns meses antes de enfrentar a pena de prisão.


Ele é contratado para investigar uma familia pelo Henry Vanger, "A grande familia Vanger", onde a alguns anos atrás, depois de um fim de semana de familia, a sobrinha-neta do velho desaparece misteriosamente, sem deixar nem corpo pra contar história. É. 

O mistério não para por aqui, pois, ano após ano, Henry ganha sempre no seu aniversário um quadro com uma flor rara emoldurada, presente esse que era "marca registrada" da sobrinha-neta antes de desaparecer. A unica pessoa que deve saber disso e está mandando as flores, só pode ser o assassino né?!

Então ele conhece Lisbeth Salander, nossa outra protagonista, uma moça magricela e baixinha. Estranha. Calada. Anti-social. Cheia de tatuagens, piercings e usando um penteado extravagante: Moicano.

E a partir daí, nossos dois heróis se engajam em busca da verdade. O assassino só pode estar entre a família. Há um assassino numa das mais poderosas famílias da Suécia. Mal sabiam eles que tinha muito mais segredos nessa família do que as flores e o assassinato da Harriet. Incesto, estupro, nazismo, serial killers e psicopatas. 

O autor tem uma forma de escrever única, o livro, narrado em terceira pessoa, nos prende do inicio ao fim. Algumas partes parecem ser muito enroladas, e alguns capítulos intermináveis ( você fica tão curioso, de querer saber qual vai ser o final dessa história, que muitas vezes alguns capítulos parecem ser maçantes), mas logo depois disso vem um capítulo cheio de informações novas, ação e descobertas, que você já esqueceu como o capítulo anterior era enrolado. Num piscar de olhos.




Trailer do filme: Os homens que não amavam as mulheres. 
Mas, como um bom (a) leitor (a) você deve saber que é sempre melhor primeiro ler o livro para depois assistir o filme, né? :)











3 comentários:

  1. Estou louca para ler esse livro amanda!!
    Mais vou comprar o box, se eu gostei do filme imagina o livro. hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amy, tudo bem? :D

      A Amanda nem leu o livro ainda, gastou todo o dinheiro dela com a coleção A Guerra dos Tronos e agora ta sem dinheiro pra comprar livros!

      Quem leu esse livro fui eu, Willian, o "outro administrador do blog" =D Compra o box sim, os livros são ótimos! Estou lendo o terceiro, talvez amanhã sai a resenha do segundo!

      Excluir
    2. E sim, o livro sempre é melhor do que o filme kkk :)

      Excluir